Participação Popular, Plebiscito e Eleições

Por Mário Gaudêncio

Nos últimos dias, observei em um dos debates eleitorais que existem candidatos que são a favor de um Estado que exclui a participação popular e o controle social, alegando como justificativa não querer se indispor contra o famigerado Congresso Nacional.

Esquecem estes blasfemadores que só existe democracia de fato e de direito, quando o Povo tem Liberdade de Expressão (individual e coletivo), pode estar representado nos Conselhos de Base (comunitário, saúde, escolar e outros), e ao ter a oportunidade de levar as lideranças comunitárias ao Poder Público.

Entretanto, infelizmente o que vemos é um país onde a maioria dos “representantes políticos” são ruralistas e empresários financiados por mega empreiteiras e por organizações criminosas que se infiltram sorrateiramente em equipamentos públicos para destruir políticas progressistas e construir as bases necessárias para destruir as políticas favoráveis ao Povão.

Observando isso, é visto que qualquer que seja o governo que chegue a “representar” o Povo, mas que não pense no mesmo, fatalmente não abrirá espaço para dialogar com a sociedade. Neste sentido, temos um exemplo claro neste momento, que é a indisposição de alas políticas de entender a importância legítima de um Plebiscito Popular que Luta por uma Constituinte exclusiva para reformular o modelo político brasileiro.

Para muitos, esta iniciativa é vista com desconforto e como afronta, simplesmente porque irá “machucar o calcanhar de aquiles” de pessoas que escondem suas “caixas pretas” dentro de seus porões desde 1964, talvez um pouco mais, caso consideremos os seus herdeiros. Apesar de céticos, as “raposas de colarinho branco” estão temerárias, percebendo que a mobilização social pós junho de 2013, seja mais uma vez revolucionária e consiga levantar as assinaturas necessárias para consolidar um novo modelo de contrato social, “mudando as regras do jogo” e elevando o Povo ao seu lugar de direito, ou seja, ao Poder. Poder este, que é viabilizado e viabilizador do Paradigma da Mobilização Popular Brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s