Memória de poetas populares na internet: uso da plataforma wordpress na preservação e acesso a artefatos poéticos da literatura de cordel brasileira

ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de; GAUDENCIO, Sale Mario. Memória de poetas populares na internet: Uso da plataforma wordpress na preservação e acesso a artefatos poéticos da literatura de cordel brasileira. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 233-254, maio 2015. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/783/540>.

RESUMO

Apresenta como temática central a memória de poetas populares na internet, tendo como objetivo basilar preservar a memória da poesia popular, particularmente a memória da vida e obra de seus autores, por meio da adoção de recursos tecnológicos, neste caso do uso do WordPress com vistas a viabilizar a preservação e o acesso a artefatos poéticos da literatura de cordel. Metodologicamente, a investigação ocorreu em duas fases: a fase 1, de caráter estritamente documental e bibliográfico; e a fase 2, de natureza aplicada. Conclui-se que o uso de ferramentas online pode viabilizar a preservação e o acesso aos artefatos da memória coletiva da poesia popular e, de algum modo, fazer ecoar as vozes silenciadas por processos coercitivos ou não, considerando que o cordel possui uma linguagem crítica do social. Nesse sentido, espera-se contribuir para induzir, em outros contextos, novas experiências de preservação da memória da cultura popular, que é também cultura nacional.

Palavras-chave: Memória Coletiva; Blogosfera; Cultura Popular; Poesia Popular; Artefato Poético.

Texto Completo: PDF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s