Um olhar necessário à netnografia

pelo Bibliotecário Mário Gaudêncio

A Sociedade da Informação e da Comunicação diariamente tem precisado dar respostas as mais diversas demandas do mundo contemporâneo.

A cada dia surgem novos objetos de estudos, provocando um realinhamento teórico-metodológico aos problemas levantados pelos seus ecossistemas da informação.

Nesse contexto, a comunidade científica precisa criar condições plausíveis para sanar questões dialéticas ou pragmáticas, por exemplo.

Percebendo isso, e mirando na cibercultura, podemos visualizar como uma saída alternativa para responder aos desafios do mundo atual, a abordagem metodológica Netnografia.

A Netnografia é derivada da Etnografia, e tem como um dos seus objetivos basilares, entender o processo de interação social e informacional a partir das relações sociais dentro da dinâmica comunicacional que ocorre por meio do diálogo mediado pelo computador.

Esta conjuntura se manifesta em virtude do ciberespaço por meio da cibercultura que tem apresentado os seus próprios paradigmas diante de uma sociedade cada vez mais exigente.

E é nesse contexto que a netnografia em sua concepção, a cada dia tem maturada uma evolução importante, dando um singular suporte a produção de conteúdos a partir de espaços digitais, sejam eles, mídias sociais, blogs, comunidades virtuais ou grupos de discussão por exemplo.

Com uma proposta hermeticamente articulada e construída, que pensa nas mais diversas possibilidades de análises e reflexões, a netnografia certamente pode ser percebida como uma possibilidade metodológica capaz de descortinar incertezas no campo da investigação científica eletrônica.

Portanto, o pesquisador que quiser entender as dimensões e complexidades do ciberespaço, certamente precisará conhecer o potencial metodológico da netnografia.

REFERÊNCIAS

KOZINETS, R. V. Netnografia: reaizando pesquisa etnográfica online. Tradução de Daniel
Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014. (Métodos de Pesquisa).

ROCHA, P. J.; MONTARDO, S. P. Netnografia: incursões metodológicas na cibercultura. E-Compos, dez. 2005. Disponível em: <http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/55/55>. Acesso em: 03 out. 2016.

AMARAL, A.; NATAL, G.; VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Imaginário, ano 13, n. 20, p. 34-40, 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/4829/3687>.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s