O pode significar paz?

pelo Bibliotecário Mário Gaudêncio

Hoje foi divulgado pela Organizações das Nações Unidas – ONU, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, tendo ganhador Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia. O motivo foi por contribuir para um processo de negociação de PAZ entre o governo colombiano e a FARC, que a 52 anos vivem sob constantes conflitos, em uma “[…] guerra civil, que deixou mais de 200 mil mortos” (DW, 2016, online).

Salvas as polêmicas em torno do merecimento do presidente colombiano ser lareado com esta honraria, a ideia de paz é algo bem mais complexo, que ao tentar refletir e entender o que é e qual a sua importância, logo percebemos que, sabemos de menos, de mais, ou até banalizamos o assunto.

Segundo o Portal Etimologia (2016, online, tradução nossa), paz significa período de estabilidade, onde este tempo de tranquilidade é resultado de um pacto.

Partindo deste pressuposto, e voltando o nosso olhar para esta ideia de “estável” a partir de um pacto social comprometido com o interesse coletivo, vemos que a paz é uma necessidade fundamental para subsistência humana.

Encarando desta forma, fica fácil pensar a sociedade, isso é claro se, deixarmos de lado o egoísmo, a prepotência, arrogância, inveja e diversos outros termos gestados para alimentar um modelo de sistema individualista, seletivo e promotor da intolerância.

Se a paz é tão importante, qual o motivo de existir guerra? Simplesmente para alimentar interesses escusos e realimentar o ímpeto da violência, vingança é do capital que sobrevive da morte.

Acredito que seria bem melhor favorecer a vitória a partir da paz, mas não aquela construída sob a força da morte. Deveria ser uma paz que se manifesta  poética e utopicamente a partir do “espírito”, capaz de motivar um perene estado de comunhão, partilha, vivência, solidariedade e respeito ao outro, ao coletivo, a tolerância e o bem comum, sem xenofobia, etnocentrismo ou qualquer outro tipo de preconceito.

Portanto, só desejando ao outro aquilo que se deseja para si, se conseguirá abrir uma janela para ser vivida uma paz permanente, pois a paz começa dentro de cada um nós.

REFERÊNCIAS

DEUTSCHE WELLE BRASIL. Presidente da Colômbia leva Nobel da Paz. Bonn, Germany, 2016. Disponível em: <http://www.dw.com/pt-br/presidente-da-col%C3%B4mbia-leva-nobel-da-paz/a-35986352&gt;. Acesso em: 07 out. 2016.

ANDERS, Valetín et al. (Org.). Diccionario etimológico. 2016. Disponível em: <http://etimologias.dechile.net/?paz&gt;. Acesso em: 07 out. 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s