País da incerteza

A recente história do Brasil tem provocado uma série de incertezas, tenham elas conotações políticas, sociais, culturais, econômicas, etc.

Esse cenário nacional, fortalecido por uma profunda crise internacional, tornou o Brasil o ambiente propício para especulação midiática e pressão mercadológica, seja qual for a sua natureza.

Muitas mudanças estão ocorrendo no Estado brasileiro, influenciando profundas transformações na sua estrutura social, especialmente por promover novos pactos ou contratos sociais que impactarão na vida do cidadão a longo prazo.

Dentre esses aspectos é possível observar por exemplo, questões que já estão consolidadas ou em vias de viabilização programática, como:

  1. repactuação do modelo de partilha do pré-sal;
  2. reforma do ensino médio;
  3. projetos de Emendas Constitucionais;
  4. redefinição das Políticas do Ensino Superior;
  5. reforma da previdência;
  6. flexibilização das Leis do Trabalho.

Assim, com estas diversas mudanças abruptas e inesperadas para um cenário de crise, fica claro que estas marcas governamentais já estão proporcionando um espaço de incerteza, especialmente para aquelas classes sociais de níveis C, D e E.

Portanto é baseado nos elementos elencados, para que se possa superar a atual conjuntura, se faz necessário, antes de qualquer coisa, chamar às discussões e contribuições, os mais diversos setores da sociedade. Apenas dessa maneira, haverá condição de pensar o Brasil a partir de um projeto estratégico de Estado, que inclua democraticamente os mais diversos rostos e/ou atores sociais da nação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s