Dominantes e dominados

por Mário Gaudêncio

Tem-se um momento no Brasil de extrema instabilidade e incógnita social e política onde “[…] toda cultura dominante é sempre absorvida e decodificada pela cultura dominada, que irá interpretar à sua maneira aquilo que recebe, em comparação com a própria realidade” (CRESPO, 2000, p. 215).

Em grande medida esse processo ocorre reproduzindo e reverberando nas classes empobrecidas que sofrem com o fator da ausência de competência informacional, fruto de um movimento programático de alienação, desinformação e manipulação.

A classe dominada em sua essência, quase em sua totalidade, se mostra como um grupo fragilizado pelas relações de poder que irá repercutir e agir apenas diante daquilo que o poder institucionalizado e instrumentalizado sugerem por meio dos “aparelhos ideológicos do Estado” (ALTHUSSER, 1980), que tendem simbolicamente (BOURDIEU, 1989) à orientar a fazer valer a sua força.

Isso influencia dentre outras coisas, a questão da perda da identidade de classe em virtude do que preconiza o capitalismo neoliberal e por ele, a indústria cultural, que “sugere” ao mesmo tempo, a homogeneidade, desmobilização e despolitização cultural enquanto marcas do poder, assim como, oportuniza as desigualdades sociais, o silenciamento e o esquecimento de determinadas memórias sociais.

REFERÊNCIAS

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

BOURDIEU, P. O Poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CRESPO, R. A. Cultura e ideologia. In: TOMAZI, N. D. (Coord.). Iniciação à sociologia. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atual, 2000.

  1. Excelente percepção Mário

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: