Ternura e resistência

por Mário Gaudêncio

publicado às 11h50
atualizado às 12h36

Toda a minha vida foi fundamentada no trabalho intelectual. Tudo começou com os movimentos sociais progressistas (em especial a PJMP), passando pela graduação, especialização, mestrado, trabalho, e agora, o doutorado.

Nunca ganhei nada de graça. Perdi muito sono, comi maus bocados, passei por várias privações, mas sempre acreditei que a democracia participativa e a cidadania ativa por meio da educação includente e inclusiva eram o caminho para transformação da pessoa humana. Essa é a minha arma, o intelecto! É com ela que vou à luta, que estou preparado para lutar por um “mundo possível” que garanta paz a partir do respeito às diferenças e da redução das desigualdades sociais.

Assim sendo, é a hora de estarmos preparados para dialogar com as pessoas, de levar uma mensagem explicando o que de fato está em jogo no Brasil. A questão agora não é partido A ou B, mais a luta pelo direito a viver em um país livre de qualquer marca causada pelo ódio e dor, longe dos mais diversos níveis de preconceitos que estão guardados nos porões de muitas individualidades pessoais.

Se de fato você quer viver em um país livre onde as liberdades individuais e coletivas sejam respeitadas nas suas mais diversas facetas e peculiaridades, então é hora de lutar. Marque o seu nome a história por está do lado da resistência, da cultura da paz, da democracia e da cidadania. Não é hora de se isentar, mas de darmos as mãos em busca de um bem comum que milhões estão demorando a enxergar.

Portanto, se você não se colocar alinhado a lutar progressista agora, significa dizer que que você está abrindo mão do momento que talvez seja o último e único que você terá para deixar como herança histórica para sua família, sua cidade, seu país. Vamos garantir a Resistência, mas sem perder a Ternura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: